Grimpo por Lúcio Guimarães

Grimpo por Lúcio Guimarães

Quadrinista apresentará sua nova história em live no Instagram

 

O ilustrador mineiro Lúcio Guimarães disponibilizou ao público a pré-venda de seu novo quadrinho, intitulado Grimpo. Nesta quinta-feira (09/07), às 19h, o autor participará de uma live, no perfil do Estúdio Black Ink no Instagram, onde apresentará mais detalhes do material e falará sobre seu processo de trabalho.

A história de Grimpo apresenta dois irmãos que precisam recuperar a última lembrança de seu falecido pai, um artesão fazedor de pipas. Para isso, será necessário passar por um obstáculo gigantesco. “Essa história representa todo o esforço e energia que precisamos em momentos de dificuldade. Procurei trabalhar como lidamos com perdas e como descobrimos o que realmente importa na vida”, conta o artista.

A proposta levou o ilustrador a explorar também os recursos que a mídia oferece. Segundo Guimarães, isso também se relaciona com a temática da história.  “Em Grimpo temos personagens dando tudo de si por um objetivo muito significativo para eles. A minha ideia ao contar essa história foi tentar entender melhor quem eu sou e porquê ainda faço quadrinhos. Fiz tudo de forma tradicional, papel e tinta. Queria testar os meus limites como quadrinista e evoluir como artista. No digital acabo usando muitos truques pra facilitar a produção e sinto que me atrapalha no resultado final”.

Para isso o autor também se propôs a fazer uso de uma narrativa sem falas, inspirado na proposta do Silent Mangá Audition. O SMA é um concurso internacional de quadrinhos sem balões de fala, usando apenas a linguagem da arte para narrativas universais acessíveis a leitores de todo o mundo. Como suporte, Lúcio Guimarães contou com auxílio de Daniel Bretas como editor, artista vencedor duas vezes da categoria Excellence Award na competição internacional.

“Demorei muito pra chegar em um storyboard final. Contei com grande ajuda do Daniel Bretas como editor. Essa é uma história que precisou de todo o meu esforço. Assim como a protagonista que chega nos seus limites físicos para recuperar algo precioso, eu senti que cheguei nos meus limites e cresci durante a produção de Grimpo”, conta.

O trabalho poderá ser adquirido pela internet e recebido em casa durante o período de isolamento social. Originalmente, o autor tinha como planejamento lançar o trabalho durante a edição de 2020 do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH), evento que foi cancelado por conta da pandemia.

Quem quiser conhecer a história de Grimpo pode comprar o quadrinho em pré-venda pelo site do coletivo Carrapato Estrela: https://carrapatoestrela.com/produto/grimpo/. O quadrinho será enviado normalmente, mas por conta da situação relacionada ao Covid-19 poderão ocorrer atrasos em relação aos serviços de entrega.

 

Live de lançamento de Grimpo

Data: 9 de julho de 2020

Horário: 19h

Onde: https://www.instagram.com/blackinkbr/

 

Nome: Grimpo
Autor: Lúcio Guimarães
Páginas: 28
Formato: 16 x 23 cm
Papel: Capa em Tripléx 300g e miolo em papel Avena 80g

 

Lúcio Guimarães

Lúcio Guimarães é designer gráfico e ilustrador por formação. Publica quadrinhos independentes desde 2018, já tendo participado do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ) e da Bienal de Quadrinhos de Curitiba (Gibicon).

Apaixonado pelo cinema, quadrinhos, animes e filmes de artes marciais. Em 2018 publicou seu primeiro trabalho, o fanzine Intro. No mesmo ano lançou o quadrinho Indomável, em parceria com o roteirista Igor Marques, e da antalogia Blackout, organizada pelo Estúdio Black Ink, de Belo Horizonte.

 

Carrapato Estrela

O Carrapato Estrela é um coletivo de quadrinistas oriundo de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O grupo foi fundado no início de 2017 e é composto por Donisete Lemos, Hyna Crimson, Igor Marques e Lúcio Guimarães. Os artistas se reuniram como forma de trocar conhecimento, técnicas, referências e incentivos para o desenvolvimento de seus trabalhos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *